domingo, 4 de julho de 2010

Reguladores obrigados a empilhar mais Google-ITA



Quando é que o governo os E.U. eventualmente decidir enfrentar o Google?

Isso é realmente a única questão que precisa ser debatido na sequência do anúncio do Google que pretende adquirir ITA Software, fornecedora líder de informação de voo das companhias aéreas para viajar sites da Web, por US $ 700 milhões em dinheiro. Tal como está, o negócio iria se casar, a empresa de pesquisa líder mundial de Internet com uma ligação crucial no processo de reserva on-line de vôo, tornando a vida de executivos de sites de viagens on-line como Orbitz, Kayak, Expedia e muito mais complicado.
produtos ITA Software de energia dos sistemas de reservas em sites de viagens e companhias aéreas como a Alaska Airlines.

produtos ITA Software de energia dos sistemas de reservas em sites de viagens e companhias aéreas como a Alaska Airlines. (Clique para ampliar a imagem).
(Crédito Software ITA:)

Como de costume, esta aquisição é um caso de Google vê um problema de pesquisa que a sua actual estratégia e talento não pode responder. Como todo viajante sabe, comprar um bilhete de avião nestes dias é uma arte e uma ciência: uma das brincadeiras favoritas do meu pai é: "Quero começar uma briga em um avião? Peça o cara perto de você o que ele paga o seu bilhete. "

Google quer usar a tecnologia da ATI para criar algum tipo de interface que torna mais fácil para as pessoas para procurar voos no Google, onde eles já estão procurando uma série de informações relacionadas a viagens, de acordo com Marissa Mayer, do Google. Você não pode realmente entrar em todos os fatores que entram em uma busca por passagens aéreas - datas, horários, destinos - na caixa de pesquisa do Google, disse em uma conferência telefônica após o anúncio do Google no negócio.

Além disso, o Google dá a oportunidade de experimentar algumas coisas originais com as buscas do voo, disse Mayer, tais como a capacidade de inserir uma consulta do tipo: "Onde posso obter em sete horas para que tanto dinheiro?"

Assim, do ponto de vista do Google, este é um acordo amigável que simplesmente permitir-lhe oferecer um melhor serviço. Também não faz mal que o Google se transforma no destino online predominante para a pesquisa de viagens, receitas de anúncios colocados ao lado dos resultados de pesquisa irá acrescentar ao negócio lucrativo já Google de busca de publicidade.

Mas existem dezenas de outros sites que já oferecem esses serviços ao licenciamento de software da ATI, incluindo a pesquisa do Google Microsoft Bing arqui-rival do motor e sites de viagens orientadas como as descritas acima. Então, por que não o Google simplesmente licenciar o software também? CEO do Google Eric Schmidt disse que considerou que, mas concluiu que seria incapaz de fazer a "integração profunda", com resultados de pesquisa e inovação na busca de viagens que desejar, sem que se fundem a tecnologia do Google e do ITA.

Esse comentário sobre a "integração profunda" é o que está fazendo os executivos de viagens on-line para chegar a qualquer Tums ou o Macallan esta tarde. A preocupação é que o controle do Google sobre esta ligação vital dados entre companhias aéreas e sites de viagem poderia ser usado para dar-lhe uma vantagem em seus resultados de busca próprio.

No início desta semana, na expectativa de um acordo Google-ITA, Reuters citou Kayak Chief Marketing Officer Robert Birge como dizendo: "Eles têm o domínio sobre a área de pesquisa em geral. Quando você acopla esse motivo, com relacionamentos ITA companhia aérea que há para se preocupar." Google fez um grande esforço em suas declarações públicas e durante a sua conferência telefônica quinta-feira para dizer que iria honrar os acordos existentes ITA e que não tinha planos para vender vôos em si, embora Schmidt não descartar essa possibilidade seja totalmente durante uma pergunta-e- período de resposta com os repórteres.

Estas empresas de viagens estavam tão preocupados quanto ao considerar a formação de algum tipo de coligação com a Microsoft para oferecer em ITA na esperança de mantê-lo afastado do Google, segundo uma reportagem do Wall Street Journal terça-feira. Obviamente, isso não acontecerá, mas há uma outra organização que possam estar a pensar muito sobre exploração de um negócio.

A Federal Trade Commission deu um olhar longo, duro na proposta de aquisição da AdMob Google durante o primeiro semestre de 2009. A revisão de seis meses sobre se o Google teria musculado seu caminho em um papel de liderança no mercado da publicidade móvel esteve na iminência de audições formais sobre o acordo, mas a FTC, em última instância decidiu que a decisão da Apple de entrar no mercado de publicidade móvel com IADs criou o suficiente de uma folha para o Google.

Uma análise similar parece provável aqui. Em geral, as investigações do governo dos negócios potenciais pontapé de saída, quando as empresas que acreditam que seria injustamente prejudicados por esses acordos se queixam de seus representantes. E, neste caso, o mercado reserva de vôo online é mais madura do que a publicidade móvel, que foi um dos principais pontos degola na revisão FTC potencial do negócio AdMob: era demasiado cedo para avaliar os potenciais efeitos concorrenciais.

Com este acordo, o Google terá que se transformou em um dos corretores de maior potência na indústria de viagens. Ele vai controlar o software líder para alimentar reservas aéreas online. Ele será capaz de fornecer algo em seus resultados de pesquisa própria para além do que seus concorrentes - que se limitam a licença do software ITA - será capaz de produzir. E isso vai se tornar o líder de publicidade online para os anunciantes compram relacionados com viagens (assumindo que já não foi), se não o açougueiro implantação de ferramentas de busca amigável companhia aérea já popular na interface do Google.

Google vai argumentar que, porque esses serviços vão enviar grandes quantidades de tráfego para os sites de outros (bem, talvez não Bing) para a compra dos bilhetes e adicionar coisas como hotel ou aluguel de carro, ele poderia estar fazendo a Kayaks e Expedias do mundo um grande serviço, colocando mais negócios em suas mãos. Mas é um jogo de frango com os reguladores federais, desafiando-os a concluir e, em seguida, provar que o Google está ganhando muito controle sobre o comércio na Internet.

Em algum momento, haverá uma prova final. Schmidt sabe, dizendo que durante a conferência: "Esperamos que (reguladores) vai gastar uma boa quantidade de tempo que vai com ele. Tudo o Google faz, tendemos a  passar por isso de qualquer maneira."

Este é um negócio do Google que está destinado a inserir um padrão de exploração.