segunda-feira, 5 de julho de 2010

Greenpeace faz críticas ao Facebook e elogia a Yahoo

A associação ambientalista Greenpeace compara os diferentes contributos de algumas das mais importantes empresas utilizadoras do fenómeno cloud computing na redução das emissões dos gases responsáveis pelo efeito de estufa. E destaca a Yahoo e o Facebook como um bom e mau exemplo deste impacto ambiental.

Num relatório divulgado em Março passado, a Greenpeace faz duras críticas à mais famosa rede social da actualidade pelo acordo feito para a construção do seu novo centro de dados no Oregon, EUA.

O centro estará ligado a uma central energética da PacificCorp, que obtém grande parte da energia a partir do carvão, a principal responsável pela emissão de gases com efeito de estufa nos Estados Unidos.

A associação ambientalista desafiou mesmo a empresa a seguir o exemplo da Yahoo, que recentemente decidiu instalar novas centrais de dados em Buffalo, EUA, alimentando-as a partir de centrais movidas a energia hidroeléctrica.

Outro exemplo citado pela Greenpeace é o caso da Google, que conseguiu ter a sua subsidiária, a Google Energy, aprovada como entidade compradora e vendedora de energia eléctrica nos EUA.

A licença permite a esta empresa ter mais flexibilidade para escolher a quem compra energia para alimentar as suas centrais de dados.