terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Mouse


Apresentação do mouse


O mouse é um periférico indicador (em inglês pointing device) que serve para deslocar um cursor na tela, permitindo selecionar, mover, manipular objetos graças a botões. Chama-se "clique", a ação de pressionar (clicar) um botão para efetuar uma ação.

O primeiro mouse foi inventado e desenvolvido por Douglas Carle Engelbart do Stanford Research Institute (SRI): tratava-se de um mouse de madeira que continha dois discos perpendiculares e ligado ao computador por um par de fios entrelaçados.

Conector de mouses


O mouse é ligado geralmente à parte traseira da unidade central, à placa-mãe, com um conector PS/2 de cor verde :



Certos mouses, possuindo funcionalidades avançadas, possuem às vezes uma conexão USB.

Tipos de mouses


Existem vários tipos de mouses, classificados de acordo com a tecnologia de posicionamento, por um lado, e de acordo com a transmissão dos dados para unidade central, por outro.

Distingue-se assim várias grandes famílias de mouses:

  • Os mouses mecânicos, cujo funcionamento se baseia numa bola (em plástico ou de borracha) embutida num chassis (em plástico) que transmite o movimento a dois rolos;
  • Os mouses opto-mecânicos, cujo funcionamento é similar ao dos mouses mecânicos, mas o movimento da bola é detectado por captores óticos;
  • Os mouses óticos, capazes de determinar o movimento por análise visual da superfície sobre a qual deslizam.

Mouse mecânico


O mouse mecânico comporta uma esfera sobre a qual giram dois rolos. Estes rolos comportam cada um um disco entalhado que gira entre um fotodiodo e um LED (Diodo electroluminescente) que deixa passar a luz por sequência. Quando a luz passa, o fotodiodo retorna uma bit (1), quando encontra um obstáculo, o fotodiodo retorna uma bit nula (0). Com a ajuda destas informações, o computador pode conhecer a posição do cursor, e mesmo a sua velocidade.


Intérieur d




Dica: Com a utilização, a poeira deposita-se nos rolos do mouse, impedindo estes de girar correctamente e provocando reações estranhas por parte do cursor. Para remediar,basta abrir a caixa que contém a esfera e limpar os rolos (com uma escova de dentes velha, por exemplo).

Mouse ótico


O mouse ótico possui um funcionamento baseado na análise da superfície sobre a qual se desloca. Assim, um mouse ótico é constituído por um LED, um sistema de aquisição de imagens (IAS) e por um processador de sinais numéricos (DSP).

O LED deve iluminar a superfície a fim de permitir ao sistema IAS adquirir a imagem da superfície. O DSP, por análise das características microscópicas da superfície, determina o movimento horizontal e vertical.

Os mouses óticos funcionam em todas as superfícies que não são completamente lisas ou com nuances de cor. As vantagens principais deste tipo de dispositivo indicador em relação aos mouses mecânicos são: maior precisão e menos sujeira.

Mouses sem fios


Os mouses sem fios (em inglês cordless mouse) são cada vez mais populares porque podem ser utilizados sem serem ligados fisicamente ao computador, o que confere uma sensação de liberdade.

Existem igualmente várias categorias de mouses sem fios, de acordo com a tecnologia utilizada:


Mouse roleta


Cada vez mais mouses estão equipados com uma roleta. A roleta, geralmente situada entre o botão esquerdo e o botão direito, faz desfilar as páginas, permitindo o deslocamento do cursor na tela, ao mesmo tempo.