terça-feira, 24 de agosto de 2010

O monitor ou ecrã do computador

Introdução aos ecrãs de computador


Chama-se ecrã (ou monitor) ao periférico de afixação do computador. Distinguem-se habitualmente duas famílias de ecrãs:

  • Os ecrãs catódicos (notados CRT para Cathod Ray Tube),
    equipando a maioria dos computadores de escritório. Trata-se de
    monitores volumosos e pesados, possuindo um consumo eléctrico elevado.
  • Os ecrãs planos
    que equipam a totalidade dos computadores portáteis, os assistentes
    pessoais (PDA), os aparelhos foto numérico, bem como um número cada vez
    maior de computadores de escritório. Trata-se de ecrãs que ocupam pouco
    espaço atrás (daí o seu nome), leves e possuindo um fraco consumo
    eléctrico.



Características técnicas


Os monitores são frequentemente caraterizados pelos dados seguintes:

  • A definição : é o número de pontos (pixel) que o
    ecrã pode afixar, este número de pontos é compreendido geralmente entre
    640x480 (640 pontos em comprimento, 480 pontos em amplitude) e
    2048x1536, mas resoluções superiores são tecnicamente possíveis. O
    quadro abaixo dá as definições aconselhadas de acordo com a dimensão da
    diagonal:


DiagonalDefinição
15"800x600
17"1024x768
19"1280x1024
21"1600x1200


  • A dimensão: Calcula-se medindo a diagonal do ecrã e é
    exprimida em polegadas (uma polegada equivale a 2,54 cm). É necessário
    não confundir a definição do ecrã e a sua dimensão. Com efeito, um ecrã
    de uma dimensão dada pode afixar diferentes definições. Não obstante,
    de maneira geral os ecrãs grandes possuem uma melhor definição. As
    dimensões standard dos ecrãs são as seguintes (lista não exaustiva):
    • 14 polegadas, ou seja uma diagonal de cerca de 36 cm ;
    • 15 polegadas, ou seja uma diagonal de cerca de 38 cm ;
    • 17 polegadas, ou seja uma diagonal de cerca de 43 cm ;
    • 19 polegadas, ou seja uma diagonal de cerca de 48 cm ;
    • 21 polegadas. ou seja uma diagonal de cerca de 53 cm ;
  • O passo de máscara (em inglês dot pitch): É a
    distância que separa dois luminoforos; quanto mais esta é pequena, mais
    a imagem é precisa. Assim, um passo de máscara inferior ou igual a 0,25
    mm oferecerá um bom conforto de utilização, enquanto os ecrãs que
    possuem passos de máscara superiores ou iguais a 0,28 mm deverão
    proscrever-se.
  • A resolução: Determina o número de pixéis por unidade de superfície (pixéis por polegada linear (em inglês DPI: Dots Per Inch,
    traduz-se como pontos por polegada). Uma resolução de 300 dpi significa
    300 colunas e 300 alinhamentos de pixéis sobre uma polegada quadrada
    que daria por conseguinte 90000 pixéis sobre uma polegada quadrada. A
    resolução de referência de 72 dpi dá-nos um pixel de 1 " /72 (uma
    polegada dividida por 72) ou seja 0.353mm, correspondente um ponto pica
    (unidade tipográfica anglo-saxónica).



Os modos gráficos


Chama-se modo gráfico ao modo de afixação das
informações no ecrã, em termos de definição e de números de cores.
Representa assim a capacidade de uma placa gráfica em gerir detalhes ou
a de um
ecrã em afixá-los.

 

MDA


O modo MDA (Monochrome Display Adapter),
aparecido em 1981, é o modo de afixação dos ecrãs monocromos que
fornecem uma afixação em modo texto de 80 colunas por 25 linhas. Este
modo permitia afixar unicamente caracteres
ASCII

CGA


O modo CGA (color graphic adapter) apareceu em 1981, imediatamente depois do modo MDA com a chegada do PC (personal computer). Este modo gráfico permitia:

  • uma afixação em modo texto melhorado, permitindo afixar os caracteres com 4 cores
  • uma afixação em modo gráfico que permite afixar os pixéis em
    4 cores com uma resolução de 320 pixéis por 200 (notado 320x200)



EGA


O modo EGA (Enhanced Graphic Adapter)
apareceu no início de 1985. Permitia afixar 16 cores com uma resolução
de 640 por 350 pixéis (notado 640x350), ou seja grafismos muito mais
finos que em modo CGA.

VGA


O modo VGA (Video graphics Array) viu o
dia em 1987. Permite uma resolução de 720x400 em modo texto e uma
resolução de 640 por 480 (640x480) em modo gráfico 16 cores. Permite
igualmente afixar 256 cores com uma definição de 320x200 (modo
igualmente conhecido sob o nome de MCGA para Multi-Colour Graphics Array). O VGA tornou-se rapidamente o modo de afixação mínimo para os computadores de tipo PC.

XGA


Em 1990, a IBM introduziu o XGA (eXtended
Graphics Array). A versão 2 deste modo de afixação, baptizado XGA-2,
oferecia uma resolução do x 600 em 16 milhões de cores e do x 768 em
65536 cores

SVGA


O modo SVGA (Super Vídeo Graphics Array) é um
modo gráfico que permite afixar 256 cores com resoluções de 640x200,
640x350 e 640x480. O SVGA permite igualmente afixar definições
superiores como o 800x600 ou o 1024x768 afixando menos cores.

VESA


A fim de paliar a falta de normalização dos modos
gráficos, foi criado um consórcio que reune principais os fabricantes
de placas gráficas (o VESA, Video Electronic Standard Association) a fim de criar padrões gráficos.

SXGA


O padrão SXGA (Super eXtended Graphics Array)
definido pelo consórcio VESA faz referência a uma resolução de1280 x
1024 em 16 milhões de cores. Este modo tem por característica ter uma
razão de 5:4 contrariamente aos outros modos (VGA, SVGA, XGA, UXGA).

UXGA


O modo UXGA (Ultra eXtended Graphics Array) define uma resolução do x 1200 com 16 milhões de cores.

WXGA


O modo WXGA (Wide eXtended Graphics Array) define uma resolução do x 800 com 16 milhões de cores.

WSXGA


O modo WSXGA (Wide Super eXtended Graphics Array) define uma resolução do x 1024 com 16 milhões de cores.

WSXGA+


O modo WSXGA+ (Wide Super eXtended Graphics Array+) define uma resolução do x 1050 com 16 milhões de cores.

WUXGA


O modo WUXGA (Wide Ultra eXtended Graphics Array) define uma resolução 1920 x 1200 com 16 milhões de cores.

QXGA


O modo QXGA (Quad eXtended Graphics Array) define uma resolução de 2048 x 1536 com 16 milhões de cores.

QSXGA


O modo QSXGA (Quad Super eXtended Graphics Array) define uma resolução de 2560 x 2048 com 16 milhões de cores.

QUXGA


O modo QUXGA (Quad Ultra eXtended Graphics Array) define uma resolução do x 2400 com 16 milhões de cores.

quadro sumário


O quadro seguinte recapitula as diferentes resoluções, bem como o rácio correspondente:



Formato de afixaçãoResolução horizontalResolução verticalNúmeros pixéis Rácio
VGA640480307 2001
SVGA800600480 0001,56
XGA1024768786 4322,56
SXGA128010241 310 7204,27
SXGA+140010501 470 0004,78
SXGA+128010241 310 7204,27
UXGA160012001 920 006,25
QXGA204815363 145 72810,2
QSXGA256020485,242,80017,1
QUXGA320024007,680,00025



As normas de energia e de radiação


No fim dos anos 80, a norma MPR1 foi elaborada por uma
autoridade sueca a fim de medir a emissão de radiações pelos materiais
que emitem ondas electrostáticas. Esta norma foi alterada em 1990 para
dar a norma MPR2, reconhecida internacionalmente.


Em 1992, a confederação sueca dos empregados
profissionais (Swedish Confederation of Professional Employees)
introduz o padrão TCO que descreve o nível de emissão de
radiações não em termos de nível de segurança mínimo, mas termos de
nível mínimos possíveis tecnicamente.


A norma TCO foi sujeita a revisões em 1992,1995
e 1999 a fim de dar respectivamente lugar às normas TCO92, TCO95 e
TCO99.


Logo de la norme TCO\




Em 1993, um consórcio de fabricantes de material informático (VESA, Video Electronics Standards Association) criou a norma DPMS (Display Power Management Signalling) que propõe 4 modos de funcionamento para os aparelhos:

  • Em marca.
  • Em standby, com um consumo inferior a 25W.
  • Em suspensão, com um consumo inferior a 8W. Neste modo, o
    canhão de electrões é apagado, o que implica um tempo de reinício maior
    do que quando fica en stand by.
  • Desligado.