Recomendações para os Utilizadores da Internet
A crescente sofisticação das fraudes perpetradas através da Internet, algumas delas recentemente publicitadas na imprensa, recomenda que, tal como para os demais meios de pagamento, regularmente se alerte os Clientes para um conjunto de medidas que devem ser observadas de modo a minimizar os riscos de utilização indevida dos elementos de acesso ao Banco.
À semelhança dos demais instrumentos de comunicação (fax, telefone, contacto pessoal) e dos meios de pagamento utilizados (notas, cheques e cartões) é recomendável a observação de determinadas medidas de precaução, de modo a evitar a apropriação por terceiros de elementos que possam pôr em causa a confiança e segurança dos Clientes.
A segurança é, a par da fiabilidade e da qualidade de serviço, uma das áreas em que mais se investe. O propósito desta especial atenção é o de garantir um sólido elo de confiança no relacionamento com os Clientes qualquer que seja o canal utilizado para aceder ao Banco.
No sentido de reforçar a confiança e de promover a utilização do Banco, referenciam-se em seguida um conjunto de recomendações relevantes para os Utilizadores da Internet:
- Os seus códigos pessoais
Altere regularmente a password/multicanal e a chave de confirmação.
Os códigos são pessoais e intransmissíveis e não os deve dar a conhecer a ninguém, mesmo que solicitado por pessoas que se identifiquem como colaboradores do Banco.
- Anti-Vírus
O acesso à Internet deverá ser sempre efectuado a partir de um computador com um programa anti-vírus instalado e actualizado (exemplos: McAfee, Norton, Panda ...), com as opções de protecção "Internet mail" e " downloads" activas.
- E-mail
É uma ferramenta de grande utilidade mas, se não forem tomados os cuidados necessários, pode transformar-se na chave que abre a porta do seu computador à utilização por pessoas mal intencionadas.
Sempre que tiver dúvidas sobre a origem da mensagem ou sobre o conteúdo, por mais apelativo que seja o "assunto", deve apagá-la de imediato, sem a abrir, efectuar "forward" ou tomar qualquer outra acção sobre a mensagem; mesmo depois de ter analisado a mensagem com um programa anti-vírus.
- Computadores partilhados
Sempre que pretenda aceder a informação reservada, bancária ou não, através da Internet, utilize um computador cujo acesso e utilização esteja limitado a si ou a pessoas da sua confiança. O acesso a partir de computadores partilhados (por exemplo a partir de ciber-cafés ou de pontos de acesso colocados em locais públicos) expõe, com elevada probabilidade, a informação a que pretende aceder e os elementos utilizados para o acesso (códigos e passwords) a terceiros mal intencionados.
- Sistema operativo e Browser Internet
Utilize sempre software devidamente licenciado e efectue regularmente a actualização do sistema operativo e do "browser" (navegador), actualizações essas que, na generalidade dos casos, se podem efectuar a partir da Internet.
- Firewall
A instalação de uma "firewall" no computador permite reduzir o risco de acessos indesejados, nomeadamente a partir do exterior.
Alguns sistemas operativos, como é o caso do Windows XP, já trazem uma firewall incorporada no próprio sistema operativo. Caso o sistema que utiliza não incorpore essa segurança recomenda-se a instalação de software adequado.
A presente comunicação constitui um alerta para a prevenção de situações de fraude. O Banco reitera a total confiança na utilização do Banco desde que observados os requisitos de precaução adequados.