A impressora
A impressora é um periférico que permitem fazer uma saída impressa (em papel) dos dados do computador.
Existem várias tecnologias de impressoras e as mais correntes são :
- a impressora margarida;
- a impressora matricial (igualmente chamada impressora de agulhas);
- a impressora a jacto de tinta e impressora a bolhas de tinta;
- a impressora laser.
Hoje em dia, as impressoras margarida e as impressoras matriciais já quase não são utilizadas.
Características
A impressora caracteriza-se geralmente pelos elementos seguintes :
- Velocidade de impressão : expressa em páginas por minuto (ppm), a velocidade de impressão representa a capacidade da impressora de imprimir um grande número de páginas por minuto. Para as impressoras a cores, distingue-se habitualmente a velocidade de impressão monocromática e a cores.
- Resolução : expressa em pontos por polegadas (notados ppp ou dpi, para dot per inch), a resolução define a fineza da impressão. A resolução é às vezes diferente para uma impressão monocromática, a cores ou tipo fotografia.
- Tempo de aquecimento : representa o tempo de espera necessário antes da primeira impressão. Com efeito, uma impressora não pode imprimir “a frio”, é necessário atingir uma certa temperatura para funcionar de maneira óptima.
- Memória embarcada : trata-se da quantidade de memória que permite à impressora armazenar os trabalhos de impressão. Quanto mais a quantidade de memória é elevada, mais a fila de espera dos trabalhos pode ser considerável.
- O formato de papel : de acordo com a sua dimensão, as impressoras são capazes de acolher diferentes dimensão de documentos, geralmente no formato A4 (21 x 29,7 cm), mais raramente no formato A3 (29,7 x 42 cm). Certas impressoras permitem igualmente imprimir sobre outros tipos de suportes, como os CD ou os DVD.
- Alimentação papel : trata-se do modo de carregamento da impressora, caracterizando a maneira pela qual o papel virgem é armazenado. Tem a sua importância de acordo com o lugar previsto para a impressora (um carregamento pela parte traseira deve proscrever-se se a impressora estiver encostada a uma parede). * Os principais modos de alimentação papel são os seguintes:
- <gras>A alimentação por gaveta, utiliza uma fonte de alimentação de papel interna. A sua capacidade representa o número máximo de folhas de papel que pode acolher.
- A alimentação por bandeja é um modo de alimentação manual, permitindo inserir as folhas por pequena quantidade (cerca de uma centena). A bandeja é às vezes horizontal, às vezes vertical, à parte traseira da impressora.
- Cartuchos : os cartuchos são raramente standard e dependem muito da marca e do modelo de impressora. Assim, certos construtores privilegiam cartuchos policromos, enquanto outros propõem cartuchos de tinta separados. Os cartuchos de tinta separados são globalmente mais económicos porque não é raro que uma cor seja utilizada mais do que as outros.
É interessante ver o custo de impressão à folha. A dimensão da gota de tinta tem nomeadamente a sua importância. Quanto mais a gota de tinta é pequena, menos o custo de impressão será elevado e melhor será a qualidade de imagem. Certas impressoras permitem obter gotas de 1 ou 2 picolitre.
- Interface : trata-se das conexões da impressora. Os principais interfaces são os seguintes:
A impressora margarida
As impressoras margarida baseiam-se no princípio das máquinas dactilográficas. Todos os caracteres são impressos em relevo numa matriz com a forma de uma margarida. Para imprimir, uma fita embebida de tinta é colocada entre a margarida e a folha. Quando a matriz golpeia a fita, esta deposita tinta unicamente a nível do relevo do carácter.
Estas impressoras tornaram-se obsoletas porque são demasiado ruidosas e muito pouco rápidas.
A impressora matricial
A impressora matricial (às vezes chamada impressor de agulhas, impressora de impacto ou em inglês Dot-Matrix printer) permite imprimir documentos no papel graças ao “vai-vem” de uma peça que comporta uma cabeça de impressão.
A cabeça é constituída por pequenas agulhas, empurradas por electroímãs, que vão chocar contra uma fita de carbono, chamada “fita tinteira”, situada entre a cabeça e o papel.
A fita de carbono desfila para que haja continuamente tinta. A cada fim de linha um rolo faz girar a folha.
As impressoras matriciais mais recentes estão equipadas com cabeças de impressão que comportam 24 agulhas, que lhes permitem imprimir com uma resolução de 216 ppp (pontos por polegada ou em inglês dots per inch, notados dpi).
A impressora a jacto de tinta e bolhas de tinta
A tecnologia das impressoras a jacto de tinta (Bubble jet printers), inventada inicialmente pela Canon, assenta no princípio de um líquido aquecido produzir bolhas.
O investigador que descobriu este princípio tinha posto em contacto acidentalmente uma seringa cheia de tinta e um ferro de soldar, o que criou uma bolha na seringa que fez saltar tinta da seringa.
As cabeças das impressoras actuais são compostas por numerosos orifícios (até 256), equivalentes a várias seringas, aquecidos entre 300 e 400°C várias vezes por segundo.
Cada orifício produz uma bolha minúscula que faz ejectar uma gotinha extremamente fina. O vazio gerado pela baixa de pressão aspira uma nova gota.
Distinguem-se geralmente duas tecnologias:
- As impressoras a jacto de tinta, utilizando orifícios que possuem o seu próprio elemento que aquece integrado. A tecnologia utilizada é assim térmica.
- As impressoras a bolhas de tinta, utilizando orifícios que possuem uma tecnologia piezo-eléctrica. Cada orifício é associado a um quartzo piezoeléctrico que, excitado sobre a sua frequência de ressonância, se deforma e ejecta a gota de tinta.
A impressora a laser
A impressora a laser permite obter tiragens papel de qualidade, a baixo custo e com uma velocidade de impressão elevada. Em contrapartida, o custo de aquisição de tal impressora reserva-a para usos semi profissionais ou profissionais.
A impressora a laser utiliza uma tecnologia próxima da utilizada nas fotocopiadoras. Uma impressora a laser é assim principalmente constituída por um tambor sensível à luz (em inglês “drum”) que, carregado electrostaticamente, é capaz de atrair a tinta a fim de formar um motivo que será depositado na folha de papel.
O funcionamento global é o seguinte: um ionizador de papel carrega as folhas positivamente. O laser carrega o tambor positivamente em certos pontos graças a um espelho giratório. Assim, a tinta sob a forma de pó (toner), carregada negativamente, deposita-se sobre as partes do tones previamente carregadas pelo laser.
Girando, o tambor deposita a tinta sobre o papel. Um fio que aquece permite por último fixar a tinta sobre o papel.
Assim, a impressora a laser, que não tem cabeça mecânica, é rápida e pouco ruidosa.
Distinguem-se com efeito duas tecnologias para as impressoras a laser: “carrossel” (quatro passagens) ou “tandem” (monopasse).
- carrossel : Com a tecnologia carrossel, a impressora efectua quatro passagens para imprimir um documento (um para a cor primária e um para o preto, o que faz com que, teoricamente, a impressão seja quatro vezes menos rápida a cores do que a preto e branco).
- tandem : Uma impressora a laser que explora a tecnologia “tandem” deposita cada cor só numa passagem, os toners estão dispostos paralelamente. As saídas são rápidas quer a preto e branco quer a cores. Esta tecnologia tem contudo um preço mais elevado, a mecânicaé mais complexa. Por conseguinte, é reservada em princípio às impressoras a laser cor topo de gama ou de qualidade média.
A impressora LED
Uma outra tecnologia de impressão faz concorrência às impressoras a laser: a tecnologia LED (Light Emitting Diode). Com esta tecnologia, um plano de diodos électro-luminescentes polariza o tambor através de um raio luminoso muito fino, permitindo obter pontos muito pequenos . Esta tecnologia está particularmente adaptada para a obtenção de elevadas resoluções (600,1200 ou 2400 ppp).
Já que cada diodo é a causa de um ponto, o ritmo de impressão quase não sofre com as diferenças de resolução. Além disso, esta tecnologia está desprovida de partes móveis, o que permite conceber produtos menos dispendiosos, mas também mais robustos e mais fiáveis.
As linguagens de descrição de página
A linguagem de descrição de página é a linguagem standard que o computador utiliza para comunicar com a impressora. Com efeito, é necessário que a impressora seja capaz de interpretar as informações que o computador lhe envia.
As duas linguagens de descrição de página principais são as seguintes:
- Linguagem PCL : trata-se de uma linguagem constituída por sequências binárias. Os caracteres são transmitidos de acordo com o seu código ASCII
- Linguagem PostScript : esta linguagem, utilizada orginalmente pelas impressoras Apple LaserWriter, tornou-se o padrão em matéria de linguagem de descrição de página. Trata-se de uma linguagem integralmente baseada num conjunto de instruções.
Servidores de impressão
É necessário notar a existência de caixas, chamadas servidores de impressão, permitindo tornar disponível na rede uma impressora que possui uma conexão USB ou paralela.