sábado, 7 de fevereiro de 2015

Investigação Pessoas de olhos azuis terão todas um ‘pai’ em comum

Uma investigação recente, de que dá conta a Revista Galileu, mostra que as pessoas que têm olhos azuis poderão ter entre elas um grau de parentesco, mesmo que muito distante.

Tem olhos azuis? Pois bem, saiba que a sua ligação com outras pessoas com a mesma característica física pode ser bem mais profunda do que pensava.

É que uma investigação de que dá conta a Revista Galileu, que teve por base uma análise realizada a ADN mitocondrial, revelou que todas as pessoas com olhos azuis têm, de certa forma, ainda que num grau muito distante, algum grau de parentesco.


A conclusão surge depois de um levantamento realizado pelo dinamarquês Hans Eiberg, numa viagem que o levou a países como Turquia, Jordânia e Dinamarca estudando os genes de pessoas com olho azul.

O investigador descobriu que uma única mutação genética terá sido responsável pela pigmentação dos olhos e diz ter conseguido descobrir o evento no espaço e no tempo. Assim, segundo este geneticista, o primeiro ser humano da história a ter esta cor de olhos terá vivido junto ao mar Negro, há cerca de seis milénios, fazendo depois com que a característica acabasse por continuar a ser adquirida de geração em geração.

Segundo explica a publicação brasileira, este facto pode explicar a mais elevada concentração de indivíduos com olhos azuis na Europa e a elevada predominância desta característica no leste europeu.

“Uma mutação genética afetando o gene OCA2 nos nossos cromossomas resultou na criação de um ‘interruptor’, que literalmente ‘desligou’ a habilidade de produzir olhos castanhos”, explica o investigador.

Este gene controla toda a nossa produção de melanina, pigmento que regula as ‘cores’ do corpo humano - pele, cabelo e olhos.

Por outro lado, se se interroga, saiba que as variações em indivíduos com olhos verdes ou avelã são menos comuns, ocorrem de forma mais aleatória, o que dificulta a identificação de um ponto temporal único para determinar o primeiro homem com este tipo de coloração.